Informações sobre a toxoplasmose, causas, sintomas, prevenção e tratamento da toxoplasmose, identificando os diversos tipos existentes.


Fontes de infeção de toxoplasmose

O homem e os animais (carnívoros e ominívaros), podem  adquirir a toxoplasmose após o nascimento, principalmente pelo consumo de carnes ou seus derivados  contendo cistos nas fibras musculares, ou ainda hortaliças, frutas, águas até as mãos, contaminadas pelos oocistos. Leite não pasteurizado de cabra, ovos, transfusões sanguíneas e transplante de órgãos, são outras vias de transmissão citadas, porém de menor importância. 
As formas de infecção podem variar, dependendo dos fatores sociais e higiénicos, da humidade ambiental, da ocupação profissional, dos hábitos e costumes dos habitantes de determinada região. Verificou-se que a percentagem de pessoas com infecção toxoplásmica foi mais elevada em povos que tinham o costume de comer carnes cruas ou mal cozidas, fato que torna o hábito cultural de uma população num dos fatores capazes de explicar a variabilidade desta infecção em diferentes áreas geográficas de um determinado país.