Informações sobre a toxoplasmose, causas, sintomas, prevenção e tratamento da toxoplasmose, identificando os diversos tipos existentes.


O que é a toxoplasmose

A toxoplasmose é uma infecção, que é causada pelo parasita toxoplasma gondii. Até 20% da população transporta o agente patogénico, mas apenas algumas apresentam sintomas, porque o sistema imunológico impede a doença de se manifestar. As mulheres grávidas devem, contudo, ser muito cautelosas, já que uma infecção pode ser prejudicial para o feto. 
O toxoplasma gondii pertence aos protozoários e é um parasita, que pode infectar várias espécies de mamíferos, entre os quais os seres humanos. Animais como gatos, porcos e ovelhas disseminam oocistos, bem como cistos de tecido, que após a ingestão por  seres humanos são convertidos em taquizoítos, podendo estes ser encontrados mais tarde no tecido nervoso e muscular. Quando uma mulher grávida é infectada, os taquizoítas podem atingir o feto através da placenta. 
Os sintomas da toxoplasmose são muito diversos e a  maioria das pessoas infectadas não se sentem realmente doentes. Um sinal característico da doença é uma sensação do tipo gripal, com gânglios linfáticos inchados e dores musculares, que podem durar meses. A forma grave da toxoplasmose provoca danos cerebrais, nos olhos e órgãos suplementares. Mesmo quando a doença tenha terminado, um tipo crónico reactivo pode desenvolver-se. A transmissão da doença tem lugar principalmente pela ingestão de fezes de gato, por exemplo, durante a jardinagem ou durante o cuidado de animais. No então, os agentesinfecciosos podem também aparecer em carne crua ou  água contaminada. Normalmente, os sintomas clínicos desaparecem após algumas semanas, mesmo sem tratamento, mas para as mulheres grávidas e pessoas com sistema imunológico deficitário, a terapia com medicamentos deve ser iniciada.