Informações sobre a toxoplasmose, causas, sintomas, prevenção e tratamento da toxoplasmose, identificando os diversos tipos existentes.


Toxoplasmose humana

A infecção toxoplásmica nos seres humanos, é muito comum, porém os sinais clínicos não o são, ficando confinados principalmente a duas categorias, àqueles indivíduos com o sistema imune deprimido (quimioterapia para o câncer, tratamento para transplantados e indivíduos HIV positivos) e para mulheres que contraem primariamente a infecção durante a gestação. ROBERTS & FRENKEL (1990) apud DUBEY (1994), estimaram em 1 caso de toxoplasmose congênita para cada 1000 a 10000 crianças nascidas nos Estados Unidos, no Brasil, verificou que em cada 1000 crianças nascidas vivas 5 apresentaram a doença. Na forma congênita o parasita infecta a placenta e posteriormente o feto, que podem apresentar lesões severas como hidrocefalias, calcificações cerebrais, retinocoroidite, hepatoesplenomegalia e desordens convulsivas, bem como nascimento de crianças normais que posteriormente apresentam alterações de retinocoroidite, retardamento mental ou distúrbios psicomotores. ROBERTS et al. (1994) estimaram em 5,3 bilhões de dólares o custo anual das perdas com cuidados médicos, perda em produtividade e custos com educação especial para a toxoplasmose congênita nos Estados Unidos no ano de 1993.

Factos que deve conhecer sobre a  toxoplasmose

Toxoplasmose (Toxo) é uma doença causada por um parasita.
Toxoplasmose é adquirida pelo contato com gatos e suas fezes.
Toxoplamsose também é adquirida através da ingestão de carne crua ou mal cozinaha.
Os sintomas da toxoplasmose podem variar de nenhum a muito graves.
Uma mulher que contraia toxoplasmose direito antes ou durante a gravidez pode transmiti-la para seu bebé com consequências catastróficas.
Pessoas com deficiências imunológicas são de alto risco para o desenvolvimento de sinais e sintomas da toxoplasmose graves.