Informações sobre a toxoplasmose, causas, sintomas, prevenção e tratamento da toxoplasmose, identificando os diversos tipos existentes.


Transmissão da toxoplasmose

A infecção pelo Toxoplasma gondii pode ocorrer por diferentes formas:
  • Ingestão ou inalação acidental de fezes de gatos infectados. Pode acontecer ao levar as mãos à boca após jardinagem, limpar a areia de um gato ou tocar algo que entrou em contacto com as fezes contaminadas.
  • Ingestão de carne mal cozinhada ou crua; levar as mãos à boca após manuseamento de carne pouco ou não cozinhada.
  • Ingestão de água contaminada.
  • Contaminação de alimentos através de utensílios, tábuas de cozinha ou outros alimentos que tenham estado em contacto com carne crua.
  • Raramente, por transplante de órgão infectado ou por transfusão sanguínea.
Os alimentos podem também ser contaminados por moscas que tenham pousado em alimentos ou objectos contaminados pelo parasita.

Transmissão de toxoplasmose de mãe para filho (congénita)

Quando uma mulher que é foi recentemente infectaaa com Toxoplasma na altura eme que está gravida pode passar a infecção para o feto (infecção congénita). A mulher pode não ter sintomas, mas pode haver consequências graves para o feto, tais como doenças do sistema nervoso e nos olhos. 
Raros casos de transmissão

Receptores de transplantes de órgãos podem ser infectados por receber um órgão de um dador Toxoplasma-positivo. Raramente, as pessoas também podem ser infectados por receber sangue infectado por transfusão. Trabalhadores de laboratórios que lidam com sangue infectado também podem adquirir a infecção através da inoculação acidental.