Informações sobre a toxoplasmose, causas, sintomas, prevenção e tratamento da toxoplasmose, identificando os diversos tipos existentes.


Sinais e Sintomas da toxoplasmose

Na fase aguda inicial, os sintomas são bem inespecíficos, isto é, é difícil o diagnóstico da doença apenas pela clínica: febre, letargia, indisposição, podendo ter mialgias.
As formas clínicas são primariamente dividas da seguinte formas:
  • Pós-natal ou adquirida:
  1. assintomática (imunocompetentes em 80 a 90% dos casos, podendo ser recidiva em situações de imunodepressão);
  2. sintomática (10 a 20% dos imunocompetentes e na maioria dos imunocomprometidos, gerando sintomas severos já na fase aguda da doença):
- linfadenopatia, mialgia, febre, fadiga, retinocoroidite (dor, fotofobia, visão turva), “massas volantes”.
- Manifestações neurológicas: cefaléia, paralisia, convulsões e etc. (na toxoplasmose cerebral).
- Pode ocorrer acometimento de vários órgãos numa situação generalizada.
  •  Pré-natal ou Congênita: toxoplasmose congênita pode ser grave dependendo do período da gravidez em que a mãe for afetada:
- 1º trimestre: período em que a passagem da mãe para o feto é mais difícil, mas que tem conseqüências mais severas, geralmente aborto;
- 2º trimestre: retinite, eplepsia, retardo mental e motor. EM casos graves, recém-nato pode apresentar a chamada Tétrade de Sabin (alterações do volume craniano, calcificações cerebrais, retardo mental e coriorretinite);
- 3º trimestre: período de mais fácil transmissão da doença via barreira útero-placentária, mas que possui conseqüências menos severas para o recém-nato, podendo apresentar a doença anos mais tarde (retinocoroidite). 

 A criança ainda pode ter outras manifestações, como esplenomegalia e hepatomegalia.

Obs.1: existe uma diferença de sintomas entre pacientes imunocomprometidos e imunocompetentes. Os imunocompetentes geralmente não apresentam sintomas, podendo apresentar manifestações tardias em situações de imunodepressão (toxoplasmose de reativação). Os imunocomprometidos, como HIV-soropositivos ou transplantados, podem desenvolver sinais mais severos da doença, comprometendo, pulmões, cérebor, coração, fígado, músculos, intestinos e a circulação.

Obs.2: na ocasião de um transplante, são necessários pacientes soropositivos para toxoplasmose no caso de TMO e soronegativos no caso de órgãos maciços.