Informações sobre a toxoplasmose, causas, sintomas, prevenção e tratamento da toxoplasmose, identificando os diversos tipos existentes.


Toxoplasmose no gato

O gato doméstico e outros felídeos são os únicos hospedeiros definitivos da doença.
Após a ingestão de cistos contidos nos tecidos dos hospedeiros intermediários, principalmente pequenos mamíferos e pássaros, ocorre uma fase assexuada (esquizogonia) que termina com a gametogênese, onde os microgametas fecundam os macrogametas (fase essa sexuada), denominada ciclo enteroepitelial. Nesta fase o gato elimina, para o ambiente, cerca de 100.000 oocistos por grama de fezes, entretanto, os oocistos devem esporular antes de se tornarem infectantes, e esse processo leva de 1 a 5 dias após a excreção. A esporulação ocorre no ambiente e é dependente da temperatura e umidade, os oocistos são excretados por apenas 1 ou 2 semanas, mas podem permanecer viáveis por até 2 anos.
Os gatos em geral, não voltam a excretar oocistos quando reinfectados, pois desenvolvem imunidade, devido à primeira infecção. Comprovou-se que essa imunidade pode durar por até 6 anos em cerca de 55% de gatos sob condições experimentais.
A fonte de infecção por contato direto com gatos excretando oocistos é pouco provável e, como os oocistos devem exporular para serem infectantes, o contato com fezes frescas não é capaz de causar infecção.
Os gatos, defecam e enterram suas fezes em terra fofa ou areia, as fezes são consistentes e podem permanecer no local por meses. A menos que o gato esteja doente, pouco ou nenhum resíduo fecal fica aderido à região peri-anal, e os gatos, em geral, não apresentam diarréia durante o período de excreção dos oocistos. Por causa de seus cuidadosos hábitos de limpeza, matéria fecal não é encontrada na pelagem de gatos clinicamente normais (portanto a possibilidade de transmissão para seres humanos pelo ato de tocar ou acariciar um gato é mínima ou inexistente).
Mordidas, arranhões são improváveis vias de transmissão pois os taquizoítos dificilmente estarão presentes na cavidade oral ou saliva de gatos com infecção ativa ou infecção crônica.