Informações sobre a toxoplasmose, causas, sintomas, prevenção e tratamento da toxoplasmose, identificando os diversos tipos existentes.


Toxoplasmose aguda

Toxoplasmose aguda em indivíduos imunocomprometido sem contato prévio com a agente ocorre em pacientes com AIDS ou sob intensa imunodepressão (transplantados, por exemplo)
A fase aguda é uma afecção generalizada que pode comprometer os pulmões, fígado, coração, músculos, cérebro, circulação e intestinos. O prognostico da doença é ruim e muitas vezes ela é diagnosticada apenas na autópsia. O quadro histopatológico se aproxima ao da toxoplasmose congênita generalizada.
Para prevenir a toxoplasmose aguda em transplantados é fundamental determinar o estado de infecção dos doadores, que no caso de órgãos maciços devem ser soronegativos e em transplante de medula óssea devem ser soropositivos, pois o novo sistema imunitário deve ser competente no controle da toxoplasmose. O uso de doadores de soro negativos em transplantes de medula óssea para receptor soro positivo leva a reativação dos cistos teciduais latentes. Assim, a toxoplasmose é diagnostico diferencial imperativo em transplantes, pela gravidade das lesões e possibilidades terapêuticas.