Informações sobre a toxoplasmose, causas, sintomas, prevenção e tratamento da toxoplasmose, identificando os diversos tipos existentes.


Precauções para toxoplasmose na gravidez

A toxoplasmose é uma infeção causada pelo parasita Toxoplasma gondii. Você pode obtê-la por comer carne infetada mal cozida, ou por manipulação de solo com fezes de gato que contenham o parasita. Embora a maioria dos adultos não apresente sintomas, inchaço dos gânglios linfáticos, febre, dor de cabeça ou dores musculares podem ser visualizados. Na maioria dos casos, depois de uma pessoa ter obtido a toxoplasmose, ela não pode obtê-la novamente.

Cerca de 85% das mulheres grávidas nos Estados Unidos estão em risco para a infeção por toxoplasmose. As mulheres que tiveram recentemente contato com um gato, mesmo que esteja ao ar livre, ou que comam carne mal cozida, pratiquem jardinagem, ou que tiveram uma recente doença do tipo mononucleose, estão em maior risco. Há uma maior prevalência de toxoplasmose na Europa, onde a carne muito mal cozida é consumida.

Um exame de sangue pode determinar se você já teve toxoplasmose. Idealmente, os testes para toxoplasmose devem ser feito antes da concepção. Se uma infeção for identificada durante a gravidez, podem ser necessários vários testes para ver se a infeção é recente ou antiga.
Você deve discutir com o seu médico se deve ser testada para toxoplasmose.

Toxoplasma gondii pode ser encontrada na carne crua ou mal cozida, ovos crus e leite não pasteurizado.
Gatos que comem carne crua ou roedores podem ser infetados, e o parasita vive nas fezes do gato por duas semanas. 
Ovos de Toxoplasma gondii podem manter-se vivos em fezes de gato, enterrados no solo até 18 meses. Para evitar a infeção, as mulheres grávidas devem:
- Cozinhar a carne até que ela deixe de ficar de cor rosa;
- Usar luvas ao jardinar;
- Lavar todas as frutas e legumes;
- Lavar as mãos cuidadosamente depois de manusear carne crua, frutas, vegetais e depois de trabalhar o solo;
- Não tocar nas fezes de gato;
- Não alimentar os gatos com carne crua.