Informações sobre a toxoplasmose, causas, sintomas, prevenção e tratamento da toxoplasmose, identificando os diversos tipos existentes.


Sinais e Sintomas da toxoplasmose

Na fase aguda inicial, os sintomas da toxoplasmose são bem inespecíficos, isto é, torna-se difícil o diagnóstico da doença apenas pela parte clínica, já que apresenta sinais de  febre, letargia, indisposição, podendo ter mialgias.
As formas clínicas da toxoplasmose são primariamente dividas da seguinte formas:
  • Pós-natal ou adquirida:
  1. assintomática (imunocompetentes em 80 a 90% dos casos, podendo ser recidiva em situações de imunodepressão);
  2. sintomática (10 a 20% dos imunocompetentes e na maioria dos imunocomprometidos, gerando sintomas severos já na fase aguda da doença) como linfadenopatia, mialgia, febre, fadiga, retinocoroidite (dor, fotofobia, visão turva), “massas volantes”. Apresenta manifestações neurológicas, como cefaléia, paralisia, convulsões e outras (na toxoplasmose cerebral). Pode ocorrer acometimento de vários órgãos numa situação generalizada.
  • Pré-natal ou Congênita, onde a  toxoplasmose congênita pode ser grave dependendo do período da gravidez em que a mãe for afetada:
  1. 1º trimestre: período em que a passagem da mãe para o feto é mais difícil, mas que tem consequências mais severas, geralmente aborto;
  2. 2º trimestre: retinite, eplepsia, retardo mental e motor. Em casos graves, recém-nato pode apresentar a chamada Tétrade de Sabin (alterações do volume craniano, calcificações cerebrais, retardo mental e coriorretinite);
  3. 3º trimestre: período de mais fácil transmissão da doença via barreira útero-placentária, mas que possui consequências menos severas para o recém-nato, podendo apresentar a doença anos mais tarde (retinocoroidite).
A criança ainda pode ter outras manifestações, como esplenomegalia e hepatomegalia.

Observação 1: existe uma diferença de sintomas entre pacientes imunocomprometidos e imunocompetentes. Os imunocompetentes geralmente não apresentam sintomas, podendo apresentar manifestações tardias em situações de imunodepressão (toxoplasmose de reativação). Os imunocomprometidos, como HIV-soropositivos ou transplantados, podem desenvolver sinais mais severos da doença, comprometendo, pulmões, cérebor, coração, fígado, músculos, intestinos e a circulação.
Observação 2: na ocasião de um transplante, são necessários pacientes soropositivos para toxoplasmose no caso de TMO e soronegativos no caso de órgãos maciços.

Saiba o que é a toxoplasmose, qual o modo de tratamento da toxoplasmose e modo de prevenção. Aceda a todos os artigos sobre toxoplasmose no indice.